vovó

Recomendações da época da vovó. O que funciona?

CLASSIFICAÇÃO: Mito e Realidade - 22/12/2011

Algumas perguntas comuns são sobre técnicas antigas de cuidados com o bebê e que hoje em dia não são mais usadas, apesar de algumas delas ainda funcionarem Por exemplo:

Pedir para a criança “interromper a micção” ou “segurar a vontade” ajuda a tratar o problema de xixi na cama!

Sim, essas são algumas técnicas que podem ajudar as crianças que sofrem com enurese noturna. Esse distúrbio, razoavelmente comum, pode ter causas físicas e anatômicas ou emocionais. Outras dicas para a abordagem inicial desse problema sao: Levar a criança a urinar 1 hora antes, 30 minutos antes e na hora de deitar, diminuir a ingestao de líquidos a partir das 19h, e se persistir o sintoma, levar a seu pediatra para uma avaliaçao mais pormenorizada do problema.

Papinha de arroz ajuda reidratar em caso de diarréia?

A grande maioria das diarréias são auto-limitadas (passam sozinhas) com ou sem a ajuda de médicos e dietas “especiais”. Não recomendamos mudança de dieta ou dieta especial nos primeiros dias. Apenas maior ingestão de líquidos e, dependendo da intensidade, o uso de soro caseiro ou rehidratante comercial. Assim sendo, não há vantagem da papinha sobre o soro e ele não precisa ser instituido a menos que a criança goste de papinha, e aí, não há nada de errado. É de bom tom evitar alimentos gordurosos e de digestão mais lenta. Se a diarréia se prolongar e/ou a criança estiver muito abatida, deve procurar o pediatra para uma avaliação.

Água com açúcar pode acalmar criança?

Não. Não há efeito calmante no açucar. O que existe, e não deve ser confundido, é a sensação de prazer do gosto doce, que não deve ser usado para “acalmar” a criança, sob o risco que ela acostume e até manipule a mãe para obter mais coisas doces.

É bom colocar pano com álcool para baixar a febre da criança?

Não, esse cuidado nao é necessário ou importante. O álccol gera calor e não traz benefício algum à criança que até pode ter alguma reação alérgica à compressa. Basta fazer compressa com água fria, de preferencia em locais de grande circulação sanguínea como axilas, pescoço e virilhas.

Azeite é bom para soltar o intestino?

Sim, o azeite pode ajudar uma criança com obstipação, tanto por seu efeito lubrificante, como indutor de secreção das vias biliares o que aumenta a motilidade do intestino. Costuma-se porém associar outras dicas, mais fáceis de serem aceitas pela criança, como aumentar a ingestão de água, de fibras (frutas e verduras), incentivar a prática de exercícios aeróbicos (correr, nadar, andar de bicicleta)…vc já experimentou 1 colherinha de azeite puro?

Colocar uma bolinha de algodão ou um pedaço de linha umedecidos no centro da testa do bebê acalma mesmo o soluço?           

Bobagem…o soluço é um espasmo do músculo diafragma, comum nos bebês por alimentarem-se rápido e muitas vezes com a deglutição de ar. A necessidade do ar de sair, muitas vezes causa soluço, que passa sozinho, sem tratamento. Colocar o bebê de bruços, fazê-lo beber um bouco de água fria costuma ser eficaz. Em crianças maiores, vale dar um susto ou pedir para ficar alguns segundos sem respirar, para forçar o diafragma a sair de seu ciclo de espasmos.           

Pode usar ameixa-preta para soltar o intestino das crianças?

Sim, a ameixa, tanto fresca como seca, é um excelente alimento para combater obstipação. Mas não é o único. Outras frutas frescas como laranja com bagaço, pera, figo, banana prata e mamão também ajudam. Sucos, sem coar tambem ajudam. Frutas secas (uva, figo, damasco) também podem ser oferecidas. Ainda recomendamos nozes, castanhas e amendoim e muuuuuita água/chá!

Leite materno ajuda tratar de conjuntivite em bebês ? (O leite materno possui ação bactericida, como esse efeito é bastante suave, o uso não acarreta alergias ou irritações) Isso é verdade?

A maioria das conjuntivites são virais e passam sem medicação específica, sendo orientado apenas compressas frias e limpeza com soro fisiológico. As conjuntivites bacterianas dever ser tratadas com colírios antibióticos. Não há recomendação médica de uso de leite materno em situação nenhuma. Devemos também lembrar que nas primeiras semanas de vida, o bebê pode apresentar uma conjuntivite irritativa pelo colírio de nitrato de prata que ele recebeu na sala de parto, que pode ter sido pingado em excesso. Apenas limpeza é suficiente nesses casos.