PIRRAA~1

Limites na educação de filhos: o direito dos pais!

CLASSIFICAÇÃO: Pais e filhos - 31/12/2011

Dez direitos que os pais têm esquecido de exercer na educação dos filhos, segundo a educadora Tania Zagury.

1) Eles não devem se omitir em dar broncas – sem medo de causar traumas e frustrações – quando o filho agir de forma que possa prejudicar as outras pessoas, os animais e o meio ambiente.

2) Quando o diálogo não funcionar dentro de casa, não tem choro nem vela: cabe aos pais a palavra final sobre qualquer tema.

3) Os pais podem, sim, proibir a filha de usar aquela saia justíssima e o salto alto, em nome da segurança e da dignidade da moça. Podem, também, cortar as asas do filho que quer fazer tatuagens e piercings, ao perceber que ele faz isso com o uso indevido da mesada ou só para imitar os amigos.

4) Drogas: os pais têm o direito de questionar o filho, vigiá-lo e até mesmo invadir sua intimidade se desconfiarem de envolvimento com elas.

5) Os pais não devem se intimidar com a prática de muitos jovens de transformar seu quarto em fortaleza indevassável. Sempre que tiverem um bom motivo – e mesmo que não sejam bem-vindos – eles estão liberados para entrar.

6) Liberdade para fazer o que se quer da vida tem limite: os pais devem exigir que os filhos estudem e podem aplicar castigos como o corte de mesada e da internet se perceberem que eles não estão cumprindo seus deveres.

7) Os pais podem – e devem – frear o apetite consumista dos filhos. Uma coisa é comprar um tênis ou uma jaqueta por necessidade; outra bem diferente é fazer exigências só por capricho.

8) Ter conversas sérias sobre sexo é uma necessidade. Se o adolescente se negar, acusando os pais de “caretas”, eles podem exigir que o jovem se sente e ouça o que têm a dizer. Os pais também não têm a obrigação de aceitar, só porque é moderno, que os filhos mantenham relações sexuais em casa.

9) Eles não são obrigados a proporcionar luxos como viagens ao exterior quando o filho passa de ano ou carro zero como prêmio por entrar na Faculdade. Ao ir bem na escola, o adolescente está apenas cumprindo sua obrigação.

10) Os pais têm direito a um mínimo de vida pessoal. Pelo menos de vez em quando, não devem se privar de uma jantar romântico ou uma viagem sem a presença dos filhos. E também não devem se sujeitar à tirania da agenda dos adolescentes no fim de semana.

Trecho retirado do livro Os Direitos dos Pais da Educadora e Professora Tania Zagury – Editora Record – RJ.